27 fevereiro 2013

O que penso sobre vegetarianismo?


NOTA: Bom, a princípio eu comecei a postar textos e pensamentos meus nesse blog. Porém, senti necessidade de explorar também as minhas opiniões, minha vontades e etc. Mas não se preocupe, continuarei "escrevendo".  <3

Sempre AMEI carne. Mesmo, mesmo. E ainda amo. Tanto que sentir cheiro de carne no fogo, independente do momento que seja, desperta minha fome, meu desejo de querer aquilo pra mim. Meio doentio, eu sei, mas é verdade. 
Porém; ando lendo artigos, vendo vídeos e lendo um livro (não sobre vegetarianismo, mas com o assunto incluído), que me fizeram pensar. Certo filme que assisti, um homem perguntou ao personagem David, por quê ele era vegetariano. E este disse:
"Uma vez, vi matarem umas vacas."
E realmente, REALMENTE, por mais que isso não pareça nada; faz toda a diferença. Ir a um matadouro ou assistir vídeos feitos lá dentro (o que não são poucos), fazem você ficar enjoado, triste e com pena dos animais e de si mesmo. O ambiente é asqueroso, anti-higiênico, opressor (pelo menos a esmagadora maioria). Ver um boi, vaca, porco, e em outros casos galinha, tentarem de tudo pra não ser morto e sentir todo o medo do animal como se fosse você é algo que desperta o nosso lado mais humano. E se isso não acontece com você, pense que é seu gato/cachorro; isso "ajuda". 
Não tenho nenhuma propriedade argumentativa para dissertar sobre esse assunto. O ponto aqui é a experiência de ler e ver coisas sobre matadouros e afins, que afetou meus pensamentos e opiniões sobre o assunto. Também não sou vegetariana, mas hoje entendo pelo menos 2% de tudo o que os defensores e protetores das causas dos animais dizem. Então eu pensei que preciso me sentir bem comigo mesma e com toda essa situação, ausentando pelo menos uma porcentagem mínima de culpa nesse absurdo.
Então: Semivegetarianismo. Porque tudo começa de alguma forma.

O Semivegetarianismo, não chega a ser vegetarianismo propriamente dito. Nesse tipo de dieta corta-se somente a carne vermelha e suína. Mas como disse, tudo tem um princípio. Veja os sistemas das diferentes dietas:

Tabela de alimentos consumidos nas principais dietas vegetarianas
Nome da dietaCarne vermelha e suínaCarne brancaOvosLaticíniosMel
SemivegetarianismoNãoSimSimSimSim
OvolactovegetarianismoNãoNãoSimSimSim
LactovegetarianismoNãoNãoNãoSimSim
OvovegetarianismoNãoNãoSimNãoSim
Vegetarianismo semiestritoNãoNãoNãoNãoSim
Vegetarianismo estritoNãoNãoNãoNãoNão[9][10][11]

Fonte: Wikipédia

Ninguém disse que para ser vegetariano você precisa "numa tacada só" abdicar de toda sua rotina alimentar do dia pra noite. Mas também ninguém disse que seria fácil. Para uma pessoa como eu parar de comer carne ou ignorar aquele convite bacana do seu amigo para comemorar o aniversário dele na churrascaria é quase um martírio. Sem contar a pressão familiar (que sim, existe), quando as pessoas acham que do nada você começará a fazer fotossíntese para sobreviver. Mas confesso que hoje, eu penso nas coisas de proporções abissais que os animais têm que passar para poder satisfazer o meu egoísmo e gula e na hora, vejo a importância de "me sacrificar" (por falta de melhor expressão).
Isso não é uma promessa. Até porque esse tipo de mudança requer uma disciplina que não sei se realmente tenho. Mas eu sei que posso conquistar. É bom pra mim, pra minha saúde, e claro, para os animais <3 
O vegetarianismo pode não acabar com todo o mercado de venda de carne adquirida dessa forma bruta e absurda, mas é um pedacinho da gente que acaba sendo doado para que o peso e o investimento nisso não chegue a proporções tão constrangedoras para nós que pensamos e temos consciência do que fazemos, e mesmo assim não damos a mínima (isso vale para questões sustentáveis, meio ambiente, crianças, idosos, etc). 

Bom, após desabafar um pouco, e organizar "no papel" o que realmente retirei do meu tempo assistindo e lendo sobre o assunto, vejo que posso começar a olhar para toda línguiça, toicinho, e afins, como o Baby de Baby, o Porquinho Atrapalho, e aqueles bifes, e picanhas ótimas, como as amigas do Baby, ou como cãozinhos que eu teria dentro de casa e amaria muitíssimo. 
Uma dieta com desencargo de consciência e paz de espírito, por favor. 

Links úteis:

2 comentários:

  1. Bab!

    Então vc está se aventuraaando... Sabe, eu fui vegetariana uns anos atras. Do tipo que come ovo e leite, mas não carnes. E eu entendo bem a questão da pressão familiar. Rola mesmo. Todo mundo passa a te olhar torto, ainda mais quando vc não era adepta desse estilo e começa... Mas eu levava de boa. Comecei por um motivo e mantinha ele na cabeça, realmente não sentia vontade de comer carne.

    Mas como vc deve saber, agora voltei ao grupo de pessoas que comem de tudo - de uma forma tão repentina e por um motivo que considerei tão importante quanto o inicial - o fundamental é fazer o que se tem vontade.

    Força!
    bjs
    Evellyn

    ResponderExcluir
  2. Eve!
    Pois é! Nem me fale,
    e ainda tem que aguentar o namorado dizer "atitude bonita, mas não abro mão da minha picanha" :( hahaha
    Só muita força de vontade mesmo.
    To indo aos pouquinhos, tomara que consiga evoluir! \o

    Obg!! Bjs

    ResponderExcluir

Hey! Que bom que está aqui. Deixe-me saber o que achou! :)

Busca: